Make your own free website on Tripod.com

Estudos
Os quatro piláres ministeriais da igreja

Home

Existe o Inferno de Fogo?
A Psicologia da Educação Cristã
Os quatro piláres ministeriais da igreja
Casamento: Benção de Deus
Essas Mulheres!!!
Clame ao Senhor!
Onde estão os nove?

· CADA PARTICIPANTE DA IGREJA (MEMBRO OU NÃO) É UM MINISTRO
· A IMPORTÂNCIA DE QUE CADA PARTICIPANTE POSSUA UM MINISTÉRIO
· A igreja é construída sobre quatro pilares de ministério:

1. CADA CRENTE É UM MINISTRO
· Não são todos os crentes que são pastores, mas todos são chamados ao ministério.
· O serviço no corpo não é opcional. No exército de Deus não existem voluntários.
· Ser um cristão é ser como Jesus. Ele disse em Marcos 10:45: Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.
· Servir e dar são características definitivas de um estilo de vida semelhante ao de Cristo.
CADA CRISTÃO É:
CRIADO PARA O MINISTÉRIO EF. 2:10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
SALVO PARA O MINISTÉRIO 2 TM. 1:9 Que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos.
CHAMADO PARA O MINISTÉRIO 1 PE. 2:9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
DOTADO PARA O MINISTÉRIO 1 PE. 4:10 Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
AUTORIZADO PARA O MINISTÉRIO MT. 28:18-20 Jesus aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.
COMANDADO PARA O MINISTÉRIO MT.20:26-28 Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo, tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.
PREPARADO PARA O MINISTÉRIO EF.4:11-12 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo.
NECESSÁRIO PARA O MINISTÉRIO 1 COR.12:27 Ora, vós sois o corpo de Cristo; e individualmente, membros desse corpo.
RESPONSÁVEL PELO MINISTÉRIO EC.9:10 Tudo quanto te vier à mão para fazer, fazei-o conforme as tuas forças....
RECOMPENSADO POR SEU MINISTÉRIO CL.3:23-24 Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo.

2. CADA MINISTÉRIO É IMPORTANTE
· Não existem pessoas pequenas no corpo de Cristo e não existem ministérios insignificantes. Cada ministério é importante.
· Paulo em 1 Cor. 12:18-22 diz Mas Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Pois há muitos membros, mas um só corpo. O olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti! Nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós! Antes, os membros do corpo que parecem ser mais fracos, são necessários....
· Alguns ministérios são visíveis, outros ficam por trás das cortinas, mas todos são igualmente valiosos.
· Os ministérios pequenos geralmente fazem uma grande diferença. A luz mais importante de uma casa não é a de uma luminária grande e cara na sala de jantar, mas, sim, a pequena luz do corredor que nos ajuda a caminhar por ele à noite. Ela é pequena, mas é mais útil do que a luminária da sala de jantar, que quase não é usada. A minha luz preferida é a que acende quando abro a porta da geladeira.



3. NÓS DEPENDEMOS UNS DOS OUTROS
· Não somente cada ministério é importante, cada ministro está também interligado a todos os outros. Nenhum ministério é independente.
· Uma vez que nenhum ministério sozinho pode realizar tudo o que a igreja é chamada a fazer, devemos depender e nos juntar uns aos outros.
· É como um quebra-cabeças, sendo cada pedaço necessário para completar o quadro. A primeira coisa que você nota é a peça que está faltando.
· Quando uma parte do corpo não funciona bem, as outras partes também não funcionam.

4. O MINISTÉRIO É UMA EXPRESSÃO DA MINHA BOA FORMA ESPIRITUAL
· Dons espirituais, coração, habilidades, personalidades e experiências determinam qual ministério cada pessoa deve ter.
· Quando Deus criou os animais, ele deu a cada um deles uma certa especialidade. Alguns correm, outros pulam, outros nadam, outros se enterram e outros voam. Cada um tem um papel em particular, baseado na forma pela qual eles foram criados por Deus.
· A mesma coisa é verdade em relação aos homens. Cada um de nós foi projetado de uma forma única ou moldado por Deus para fazer certas coisas.
· Se você não entende os seus dons espirituais, coração, habilidades, personalidades e experiências, acaba fazendo coisas que Deus nunca quis e nunca planejou para que você fizesse.
· Quando os seus dons não combinam com o papel que desempenha na vida, isso o faz sentir-se como um quadrado tentando se encaixar num círculo. Isto frustra tanto você como os outros.
· Deus o moldou para o ministério desde que você nasceu. Ou melhor, ele começou a formá-lo antes de você nascer. O Salmo 139:13-16 diz Pois criaste o meu interior; tu me formaste na barriga da minha mãe. Eu te louvo porque de um modo terrível e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado. Quando fui entretecido nas profundezas da terra, os teus olhos viram o meu corpo ainda informe. Todos os dias que foram ordenados para mim, no teu livro foram escritos quando nenhum deles havia ainda.
· Se conhecesse uma forma mais significativa de investir minha vida fora do serviço de Jesus Cristo, eu o faria. Não existe nada mais importante.
· Assim, não peço desculpas a ninguém quando falo para as pessoas que a coisa mais importante que elas podem fazer em suas vidas é se unirem à igreja, se envolverem num ministério e servirem a Cristo, servindo aos outros.
· O efeito do ministério para Cristo vai durar muito mais do que as carreiras, hobbies ou qualquer coisa que elas possam fazer.
· Nós fomos feitos para o ministério. A igreja que entende isso e cada participante faz o possível para expressar os seus dons e habilidades no ministério vai experimentar uma vitalidade impressionante, saúde e crescimento.
· O gigante adormecido será acordado. E o mais importante: ele será indestrutível!

Igreja Batista Deus Forte